 
                                    Objetivos
O curso de Pós-graduação em Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional, tem como objetivo, analisar a importância da atuação da inserção do lúdico no atendimento psicopedagógico, pois a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança na infância e anos iniciais da sua educação básica. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. Assim, a brincadeira é tão importante para a criança como o trabalho para o adulto.
O aprofundamento de estudos acerca da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos se revela cada vez mais necessário e pertinente tendo em vista sua importância e eficiência tanto para o diagnóstico, quanto para a prevenção e intervenção no sentido de ajudar as crianças a vencerem suas limitações, traumas e demais manifestações que atrapalham o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo saudável.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional, destina-se a Pedagogos e psicólogos.
Carga Horária
| N° | Disciplinas | Ch | 
| 01 | Ética Geral E Profissional | 40 h | 
| 02 | Metodologia Científica | 40 h | 
| 03 | Direitos Humanos | 40 h | 
| 04 | Língua Brasileira De Sinais - Libras | 40 h | 
| 05 | Docência Do Ensino Superior | 40 h | 
| 06 | Inovações Tecnológicas | 40 h | 
| 07 | Brinquedoteca | 40 h | 
| 08 | Desenvolvimento psicomotor e desenvolvimento humano | 40 h | 
| 09 | Processo diagnóstico em Psicopedagogia | 40 h | 
| 10 11 12 13 
 
 
 | Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem Psicomotricidade e Ludicidade Fundamentos da Psicopedagogia Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total 
 
 | 40 h 40 h 40 h 20 h 500 h 
 
 |